segunda-feira, 23 de maio de 2016

Sobre Gustave Flaubert.

Gustave Flaubert é conhecido como um dos pais do realismo na literatura, sendo influente para os muitos escritores que vieram posteriormente. Vejamos uma pouco sobre sua vida e obra.

Pintura feita por Eugène Giraud.
Flaubert nasceu(1821) na cidade francesa Rouen, foi concebido numa família de classe média com tradição no catolicismo e protestantismo. Passou sua infância ao lado dos seus cinco irmãos no Hospital de Ruão, aonde seu pai trabalhava como cirurgião-chefe. Na época de colégio,  dirigiu um seminário escolar chamado "Arte e progresso", compôs um drama para teatro em prosa chamado "Luís XI" e escreveu ainda seu primeiro romance "Rêve d'enfer". Ainda nesse período se apaixonou por uma mulher mais velha Elisa Schlesinger, tendo trinta anos mais tarde revelado a ela sua paixão não correspondida em uma carta.  Elisa foi inspiração de vários  seus texto como, por exemplo, "Mémoires d'un fou"(1838), "Novembre"(1842), "A educação sentimental"(1845,1869).

Estudou direito na universidade por pouco tempo, pois não se interessava por isso, passando, assim, boa parte desse período como um boêmio. Essa fase foi marcada, também, pelas crises nervosas que posteriormente o diagnosticaram como um histérico-epiléptico. Foi isolado para o tratamento em um sítio de Croisset.

Teve um casamento que pouco durou( cerca de 2 anos). Logo após isso, ele organiza uma viagem pelo oriente, passando por Egito e Jerusalém. Na volta, também passou por Constantinopla e Itália.

Depois de uma pausa de  14 anos (1842-1856),  ele publica, em folhetim, sua obra mais famosa: "Madame Bovary", obra polêmica que, devido seu estilo critico e realista sobre sua condição social burguesa , foi muito criticada pela sociedade da época, Flaubert acusado por "imoralidade". Porém, ele foi absolvido em em fevereiro de 1857. 
Cena do filme "Un coeur simple"(2008), de Marion Laine.

Seus escritos são marcados pela ironia e pelo pessimismo da humanidade,  ele é considerado por alguns como um grande moralista de seu tempo. Sua escrita era perfeccionista, tendo demorado cinco anos para concluir Madame Bovary, pois sempre buscava "as palavras certas".

Foi reconhecido em vida por grandes escritores Victor Hugo, Jules Michelet e Hector Berlioz.
Morreu(1880), acredita-se, de AVC. Em seu enterro compareceram alguns escritores que o reconheciam como mestre, dentre eles estavam Émile Zola, Alphonse Daudet, Edmond de Goncourt, Théodore de Banville e Guy de Maupassant.


"Um coração simples" foi uma das poucas novelas de Flaubert,  ela foi publicada no livro "Trois contes"(1877)  junto de outras duas novelas. O clube disponibilizou este texto pela a edição da Grua Livros.  Antes dos encontros faremos uma sessão fílmica com uma adaptação de 2008. 
Venham participar!

Referências:

Gustave Flaubert. Disponível: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Flaubert>. Data de acesso:23/05/2016.
 

 
Texto: Abdiel Anselmo (Letras/Português - Bacharelado, 7º semestre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário