domingo, 8 de maio de 2016

Sobre Kafka.

Como poucos autores, Franz Kafka tem em uma novela sua obra-prima mais conhecida e uma das que mais influencia artistas ainda hoje. Falemos um pouco mais sobre a vida desse que é por muitos considerado o autor mais importante do século XX.

Franz nasceu (em 3 de julho de 1883) durante o império austro-húngaro, onde atualmente se encontra a República Tcheca. Cresceu sob a influência das culturas judia, tcheca e alemã, tendo na língua alemã escrito grande parte de sua obra. Isso se deve ao fato de que naquela época havia um prestígio maior por essa língua em relação à tcheca. Viveu num período conflituoso tanto em seu país quanto no continente europeu. Vivenciou a primeira guerra mundial; não em combate, pois tinha tuberculose(doença incurável na época),  mas se influenciou bastante nos conflitos ideológicos e sociais de seu período. Nascido em família judaica abastada, não se tornou um judeu ortodoxo, tendo na adolescência se revelado ateu. Já foi socialista e  teve leituras de autores anarquistas que foram importantes em sua formação. Já adulto se engajou no movimento sionista, movimento internacional judeu que resultou na formação do Estado de Israel.

Trabalhou como oficial de seguros boa parte de sua vida. No começo, teve dificuldade de balancear o tempo gasto no trabalho "ganha pão"( como se referiam seus pais ao trabalho escolhido pelo filho somente com o intuito de pagar suas contas) com o trabalho da escrita, que mais que trabalho era sua vocação.  Alguns anos antes de falecer, Kafka foi afastado do trabalho para ser internado, passando o resto da sua vida migrando de sanatório a sanatório. Segundo ele mesmo, essa foi a melhor fase de sua vida, pois tinha menos responsabilidades e podia se dedicar a sua escrita.
Desenho feito por Kafka.

Enquanto vivo, ele nunca teve o reconhecimento de suas obras pela crítica e pelo público em geral. Muitos de seus livros(principalmente os romances) não foram concluídos antes de sua morte. Seu amigo Max Brod foi que, contrariando os desejos de Kafka, decidiu organizar e publicar a maioria de suas obras. É difícil falar qual foi a principal obra de Kafka, pois obras como O processo, A metamorfose, O castelo, Carta ao pai foram influentes e costumam ser representativas do que seria o estilo de Kafka. 

O autor teve influências de Fiódor Dostoiévski, Flaubert, Franz Grillparzez e Heinrich von Kleist, que, segundo ele, seriam os seus “verdadeiros irmãos". É por isso que vemos em sua escrita um realismo nos detalhes e descrições impecáveis, reflexo de suas influências.  Ele esteve vinculado à Escola de Praga, que foi marcada por textos de cunho realista e metafísico com toques de sarcasmo.

Filme russo Metamorphosis, 2002.
Sua influência nos autores posteriores como Albert Camus, Jean-Paul Sartre, Milan Kundera, José Saramago e Jorge Luis Borges são evidenciadas por estudiosos do assunto, porém ele é pouco citado por outros autores.
Kafka se tornou um fenômeno mundial tão influente que utiliza-se o adjetivo "kafkiano"(em inglês, fala-se “Kafkaesque”) em coisas que são marcadas pela surrealidade das ações, evocando a falta de sentido e a impossibilidade de ajuda.



Como já dito, a obra A metamorfose, disponibilizada pelo clube na edição da Companhia das Letras,  é uma leitura essencial de Kafka, talvez o único livro que foi concluído e publicado enquanto vivo que teve reconhecimento. 

Se preparem para os debates e compareçam à sessão fílmica que acontecerá durante a semana trazendo algumas releituras sobre a obra de Franz Kafka.

Referências.
Franz Kafka. Disponível: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka>. Data de acesso:08/05/2016.
 
SANTANA,Ana Lucia.  Franz Kafka. Disponível:<http://www.infoescola.com/biografias/franz-kafka/> Data de acesso:08/05/2016.
 
E-biografia: Franz Kafka. Disponível:<https://www.ebiografia.com/franz_kafka/> Data de acesso:
08/05/2016.
 
Escritor Tcheco Franz Kafka. Disponível:<http://educacao.uol.com.br/biografias/franz-kafka.jhtm> Data de acesso:
08/05/2016.
 
Texto: Abdiel Anselmo (Letras/Português - Bacharelado, 7º semestre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário