terça-feira, 6 de setembro de 2016

Sobre Rahimi.

No encontro dessa semana, conheceremos Atiq Rahimi, que é escritor e cineasta contemporâneo. Nasceu no ano de 1962 em Cabul, Afeganistão. Estudou em colégio franco-afegão, tendo lá entrado em contato com a cultura francesa. Durante a guerra civil de seu país nos anos 80, ele fugiu do Afeganistão para se refugiar na França. Lá se formou em Letras e Cinema, tendo iniciada sua carreira como escritor em 2000 com a publicação de Terra e Cinzas, um best seller na época. Esse livro, quatro anos mais tarde, foi adaptado para o cinema pelo próprio autor. Apesar de falar fluentemente francês, a maioria de seus textos são escritor em dari, variação do persa falado no noroeste do Afeganistão. O autor já foi premiado com o Foundation de France 2002 na literatura e com o prêmio "Um certo olhar" em Cannes 2005. 

Nos seus primeiros livros, sua escrita retratou algumas experiências relacionadas ao sofrimento passado por personagens que viveram o conflito dos anos 80. Em um entrevista para a Folha de S.Paulo em 2002, ele menciona haver uma inspiração em figuras da paisagem de seu país natal, assim como uma ânsia de por para fora todo o sentimento de aflição guardado desde que ele conseguiu fugir a pé do Afeganistão ao Paquistão, local em que pediu asilo para a França.


A novela que iremos ler sobre de Atiq Rahimi será Terra e Cinzas, disponibilizado pelo clube na edição da editora Estação Liberdade. Além dessa leitura, faremos uma seção fílmica(9H e 15H) com o filme homônimo, adaptação cinematográfica dirigida e roteirizada por Atiq Rahimi. 
Portanto, não faltem aos encontros! Abaixo fica o trailer do filme.


Referências:
Atiq Rahimi. Disponível: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Atiq_Rahimi>. Data de acesso:05/09/2016.
Currículo Atiq Rahimi, Disponível: <http://www.estacaoliberdade.com.br/modules.php?name=Autores&idautor=57>  Data de acesso:05/09/2016.
Terra e Cinzas: Afegão remove pó de dor pré-Taliban por Francesca Angiolillo. Disponível: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0405200218.htm>  Data de acesso:05/09/2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário