quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sobre Nassar.




No encontro dessa semana, iremos conhecer o escritor brasileiro de origem libanesa Raduan Nassar. Nascido(1935) em Pindorama-SP, ele é o Sétimo filho do casal de libaneses João Nassar e Chafika Cassis. Iniciou os estudos primários na cidade natal em 1943, e, no ano seguinte, passa a frequentar assiduamente a Igreja, tornando-se coroinha, em 1946. Cursa o ginásio no Colégio Estadual de Catanduva a partir de 1947, o que leva a família a mudar-se para essa cidade após dois anos. Embora tenha iniciado o curso científico, opta por formar-se no clássico, o que ocorre em 1953, no Instituto de Educação Fernão Dias Pais, já na capital paulista, onde os Nassar passam a morar. Ingressa, em 1955, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e no curso de letras, ambos na Universidade de São Paulo (USP). Sua formação, entretanto, é em filosofia, curso iniciado em 1957, na mesma universidade. Em 1961, viaja para o Canadá e os Estados Unidos, afastando-se temporariamente dos estudos e dos negócios da família - o Bazar 13, um armarinho tradicional na zona oeste da capital paulista. Data dessa época o conto Menina a Caminho. De volta ao Brasil, retoma o curso de filosofia e o conclui em 1963. Viaja para a Alemanha Ocidental, com o objetivo de aprender o idioma local, mas retorna ao Brasil após tomar conhecimento do golpe militar. Antes, porém, visita, no Líbano, a aldeia onde viveram seus pais. Em 1967 funda, com os irmãos, o Jornal do Bairro. No ano seguinte, inicia a leitura do Alcorão e esboça um romance, finalizado após seis anos e publicado em 1975, com o título Lavoura Arcaica, seu primeiro livro. Em 1970 escreve a primeira versão de Um Copo de Cólera e os contos O Ventre Seco e Hoje de Madrugada, publicados pela primeira vez em 1997. Lança a novela Um Copo de Cólera em 1978 e compra uma fazenda em Buri, São Paulo, dedicando-se à produção rural. Nos anos seguintes, lança apenas um texto inédito, o conto Mãozinhas de Seda, escrito em 1996 e editado na coletânea Menina a Caminho, de 1997.


Com apenas três livros publicados Raduan é comparado a outros grandes nomes do mesmo período como: Clarisse Lispector e João Guimarães Rosa. Sua escrita se tornou conhecida por ser intensa, poética e política ao criticar o autoritarismo de seu período. 




O clube disponibilizou a novela Um copo de cólera na edição(2001) da Cia. das Letras. Aos interessados fica abaixo o link para uma adaptação cinematográfica dessa obra. Até quinta.







Referências:


Raduan Nassari. Disponível: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa255670/raduan-nassar>. Data de acesso 21/09/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário