quarta-feira, 20 de abril de 2016

Um pouco sobre Mark Twain.

Buscando auxiliar nas leituras dessa breve novela de Mark Twain, trarei algumas informações interessantes sobre a vida e a obra desse famoso autor estadunidense.

Samuel Clemens aos 15 anos.
Mark Twain é o pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, que nasceu na Florida, às margens do rio Mississipi. Famoso por escrever aventuras geralmente protagonizadas por jovens, ele teve sua vida como maior fonte de inspiração,  principalmente no sentido que diz respeito ao envolvimento com peripécias e busca do próprio sustento. Saiu de casa aos 18 anos em busca de dinheiro e aventuras, trabalhou como aprendiz de tipógrafo em um jornal, foi escriturário, entregador, piloto fluvial, participou da guerra civil americana de 1861 pelo lado dos confederados, trabalhou em campos de mineração em busca de ouro, foi jornalista e escritor. Seu pseudônimo surgiu na época em que era piloto, na qual ele começou a escrever seus primeiros textos de humor. "Mark Twain" significa "duas marcas" na verificação da profundidade de um rio.

Quando jornalista ele teve seu primeiro êxito junto ao público com o conto "A célebre rã saltadora do Condado de Calaveras", publicado em 1865. A partir daí, dedicou-se mais a sua carreira literária, viajou para vários países da Europa, influenciando sua escrita por onde passava, porém mantendo no humor sua característica fundamental. Duas obras marcaram sua carreira pelo mundo. São elas: As aventuras de Tom Sawyer (1876) e As aventuras de Huckleberry Finn (1882). Ambas são obras consideradas um pouco autobiográficas e um pouco ficção, pois trazem elementos da infância do autor como o rio Mississipi em Tom Sawyer. 

http://www.lpm-blog.com.br/wp-content/uploads/2011/05/huck_finn02.jpg
Rara ilustração de Edward Ardizzone(1861) 
Sua influência é tão grande nos EUA que seu livro As aventuras de Huckleberry Finn é um dos livros mais utilizados nas salas de aula junto aos textos de Shakespeare. Para alguns, nesse mesmo livro, a falta aparente de educação e o uso da palavra negger são formas racistas de representação do personagem Jim, o escravo, porém, para outros, essa mesma obra, na verdade, passa uma mensagem antirracista ao tratar do relacionamento de um rapaz branco com um escravo.
Além disso, sua obra foi influente, na época, para outros escritores que apreciavam o modo como ele descrevia os costumes, a paisagem e o folclore de seu povo.

A obra O homem que corrompeu Hadleyburg, publicada pela editora Grua Livros, introduz-nos o estilo irônico e tão peculiar desse autor, além de apresentar uma crítica interessante aos costumes de um povo aparentemente orgulhoso de si.

Boa leitura e se preparem para os debates. Tragam novas informações para que possamos extrair muita coisa interessante desse breve passeio.


Referências.
PACIEVITCH, Thais. Mark Twain. Disponível: <http://www.infoescola.com/biografias/mark-twain/>. Data de acesso:20/04/2016.

OLIVIERI, Antonio Carlos. Humorista, escritor, e conferencista norte-americano: Mark Twain. Disponível:<http://educacao.uol.com.br/biografias/mark-twain.htm> Data de acesso:20/04/2016.

MATOS,Diogo.Racismo em Huckleberry Finn de Mark Twain. Disponível:<http://euliteratura.blogspot.com.br/2008/06/racismo-em-huckleberry-finn-de-mark.html> Data de acesso: 20/04/2016.



Texto: Abdiel Anselmo (Letras/Português - Bacharelado, 7º semestre)

4 comentários:

  1. Olá, eu não fui ao primeiro dia de "Hora da Novela", gostaria de saber como faço pra participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://horadanovela-uece.blogspot.com.br/2016/04/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html?m=1

      Dê uma olhadinha ai.

      Excluir
    2. http://horadanovela-uece.blogspot.com.br/2016/04/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html?m=1

      Dê uma olhadinha ai.

      Excluir
  2. Ray, disponibiliza os encontros no youtube :)

    ResponderExcluir